Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A greve na Rede Estadual terminou, mas a luta continua!

Não é com grande alegria e forte comemoração que encerrei minha primeira greve.
Apesar de ter participado limitadamente, sem fazer parte do comando de greve ou ter ficado acampada, pude participar dos atos e assembléias da rede e estive na luta junto aos profissionais da educação.
Estou há um ano e meio na rede estadual, e não sou daquelas que se conformam com a realidade estabelecida. Mesmo sob ameaças da direção da minha escola, por eu ser a única em estágio probatório, não me deixei intimidar, entrei em greve e fui até o fim.

Foram 66 dias de greve da categoria e as conquistas, apesar de estarem longe do que reivindicamos, não podem ser desprezadas. O compromisso do governo para descongelar o plano de carreira dos funcionários administrativos e o pagamento dos enquadramentos pendentes, inclusive de 40 horas, foram conquistados. Graças à greve o governo reajustou a GLP e O SAERJ foi desmoralizado perante a comunidade escolar.
Não considero uma grande vitória os ganhos materiais obtidos, mas reconheço que a mobilização nessa greve representou uma vitória para a categoria. 
Ela é um marco, é uma prova que a categoria voltou a reagir, recuperou a sua autoestima e está pronta para o combate.


Porém, chegamos a um limite. Na atual conjuntura, seria difícil arrancar algo mais deste governo. E é preciso saber o momento correto para iniciar e terminar um movimento de reivindicação. Não acho que foi errado a greve ter terminado agora. Saímos dela fortalecidos, e estamos em estado de greve, tendo certeza de que as conquistas foram poucas, mas a nossa força é grande e estaremos prontos para um novo combate.

A luta tem que continuar, contra o SAERJ, o boicote ao Conexão educação e todo o plano de metas do governo que vem pra trazer um caos ainda maior para a educação do Rio de Janeiro, uma das piores do país.

A culpa de tudo isso é dos governos de plantão que não valorizam a educação! Somente deles.  Por isso, volto a dar aulas, MAS CONTINUO na luta e EM LUTO PELA EDUCAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário